Treinamentos


Saiba sobre a autora Graça Santos, clicando aqui.






[CURSO] APRENDER A APRENDER - Acelerada
Descubra o seu Jeito Natural de Aprender

Curso ideal para pessoas que desejam se destacar no mercado de trabalho e também para estudantes com dificuldades nos estudos e que precisam estudar e aprender muitas informações. Os participantes reencontram o prazer de aprender por meio de técnicas e vivências da PNL (Programação Neurolinguística) e Brain Based Learning (Bases Neurológicas do Aprendizado) e redescobrem como gostam de aprender com motivação e objetivo. A memória e o cérebro são estimulados, tornando o aprendizado mais eficaz e em curto prazo.


OBJETIVO

  • Tornar as pessoas responsáveis pelo seu aprendizado, de forma que descubram seu jeito natural de aprender.
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

  • Desenvolvendo a motivação - vivenciar os fatores pessoais que despertam a motivação para o aprendizado.
  • Definição de objetivos - tornar claro o que desejamos aprender, trazendo foco, concentração e disposição.
  • Inteligências Múltiplas - como receber a informação e gerar diferentes estímulos cerebrais, a fim de trazer a compreensão desejada.
  • Mapa Mental - poderosa técnica de anotação e criatividade que contribui para a percepção, organização, para o aprendizado e a retenção da informação na memória de longo prazo.
  • Estrutura da memória - alinhar os sentidos da lembrança com os canais de percepção usados para receber a informação.
  • Autocrítica - estratégia de como lidar com a autocrítica destrutiva e torná-la positiva.
METODOLOGIA


  • As habilidades relacionadas ao aprendizado são desenvolvidas por meio de vivências, em paralelo com informações teóricas e práticas sobre o funcionamento do cérebro. Dessa forma, possibilita ao participante compreender o próprio mecanismo de aprendizado.



BENEFÍCIOS


  • Tornar o estudo prazeroso, ao resgatar a maneira pessoal de se aprender.
  • Melhorar a memória.
  • Tornar o participante mais receptivo ao aprendizado de novas informações.
  • Ampliar os conhecimentos.
  • Aumentar a confiança e a auto-estima.
  • Flexibilidade ao ter novas opções de como estudar qualquer assunto.
INSTRUTOR
HUÁRAS DUARTE - coach e diretor da OMNIS MIND - Formado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia Industrial e em Administração de Empresas pelo Instituto Mackenzie. Nas empresas que trabalhou (Cofap e Engesa) desenvolveu diversos trabalhos na área de treinamento.Trainer em Programação Neuro-Linguistica. Introdutor da técnica de PhotoReading no Brasil, sendo o único brasileiro certificado como "PhotoReading Master Instructor". Consultor nas áreas de Brain-Based Learning (Bases Neurológicas do Aprendizado) e Accelerated Learning. Formado em Coaching Integrado pela ICI. Personal e Executive Coach. Oneness Trainer pela Oneness University, Índia.


*****

[CURSO] COMO ESTUDAR MELHOR E APRENDER MAIS
AS ATITUDES EFICAZES DO ESTUDANTE NOTA 10

A grande maioria dos estudantes, do ensino fundamental a pós graduação, vestibulandos ou concurseiros, simplesmente não sabem como estudar de forma eficaz. Você até pode estar estudando muito, 8 horas por dia, mas isto não quer dizer que você é eficiente. Todo bom estudante sabe que estudar muito não é o que importa.

DEPOIMENTO DE QUEM PARTICIPOU DA PRIMEIRA TURMA

"Foi uma excelente experiência a participação de meu primeiro evento online. Quanto ao conteúdo apresentado, cumpriu integralmente minhas expectativas. Foram apresentadas várias ferramentas que, através dos exercícios propostos, mostraram-se bastante eficazes, o que me motivou a colocá-las em prática. Como havia dito, estou prá ingressar no ano que vem num curso de pós-graduação, o que estava me deixando meio inseguro, pois há anos que não frequento ambiente acadêmico e sei, por amigos, que tais cursos demandam uma grande carga de leitura. Sinto-me mais confiante, pois já parto com um diferencial: adotando ferramentas para um estudo mais eficiente e produtivo. Mais uma vez, agradeço pelo curso ministrado e desejo a você muito sucesso!" - Bruno Bugari - São Paulo, SP 

O segredo do estudante eficaz é saber estudar de uma forma mais inteligente, para ter mais absorção em menos tempo.

Neste curso você aprenderá quais são as atitudes e estratégias dos estudantes eficazes. Através de vivência da PNL (Programação Neurolinguista) o participante desenvolverá as atitudes de um estudante eficaz. Receberá dicas de estudos para aprender mais, a estudar com mais inteligência e assim estar melhor preparado para prestar concurso público, vestibular, fazer um curso de pós graduação, etc.

O QUE IRÁ APRENDER

  • A como ter objetivos claros nos estudos.
  • A atitude mental correta para se motivar.
  • Os 4 compromissos pessoais do estudante eficaz e como internalizá-los.
  • Uma rstratégia eficaz de organização da várias matérias a serem estudos.
  • A como ter mais foco.
  • Algunas estratégias eficazes de estudo.

VOCÊ RECEBERÁ
Apostila em pdf para acompanhar o curso.
Os slides da apresentação.
Terá disponível por 30 dias a gravação de video de todo o curso.
Linha direta com o instrutor para tirar dúvidas por email.

Este curso será oferecido totalmente online! Você não precisará sair de casa para aprender as estratégias do estudante eficaz. Será um encontro ao vivo com o Prof. Huáras Duarte. Você só precisa ter uma conexão banda larga de internet, headphone e microfone. Pois será possível interagir diretamente com o instrutor.

DATA, HORÁRIO
11 DE MAIO DE 2013 (SÁBADO)
HORÁRIO: das 9 às 18 horas
Manhã: das 9h às 12h30
Tarde: das 14h30 às 18h00


INSTRUTOR
HUÁRAS DUARTE - coach e diretor da OMNIS MIND - Formado em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia Industrial e em Administração de Empresas pelo Instituto Mackenzie. Nas empresas que trabalhou (Cofap e Engesa) desenvolveu diversos trabalhos na área de treinamento.Trainer em Programação Neuro-Linguistica. Introdutor da técnica de PhotoReading no Brasil, sendo o único brasileiro certificado como "PhotoReading Master Instructor". Consultor nas áreas de Brain-Based Learning (Bases Neurológicas do Aprendizado) e Accelerated Learning. Formado em Coaching Integrado pela ICI. Personal e Executive Coach. Oneness Trainer pela Oneness University, Índia.


******



FOTOLEITURA FUNCIONA?

Esta é uma pergunta freqüente que recebo e é claro que você já sabe a resposta que irei dar, afinal já são mais de 18 anos usando e ensinando esta e as outras estratégias do método. Porém, é interessante deixar este assunto mais claro devido as inúmeras dúvidas que as pessoas costumam ter sobre a fotoleitura.

Sabemos o quanto a leitura é necessária em nossas vidas, pois através dela conseguimos: estudar, ter informações sobre o mundo, aprender, ter entretenimento, etc.


Mas uma coisa que muitos não sabem é que a leitura, do ponto de vista neurológico, é uma capacidade aprendida. Ou seja, o nosso cérebro não vem com esta habilidade disponível, como o falar e andar. Esta capacidade precisa ser desenvolvida.


Uma outra coisa importante é que a leitura utiliza, no geral, a nossa memória de trabalho. Uma memória de curto prazo que tem duração de cerca de 40 segundos! É por isto que é muito fácil esquecer o que foi lido.

Há vários estudos que mostram que o nosso cérebro processa informação em dois níveis, consciente (perceptível) e não consciente (não perceptível).

O nível consciente processa a informação de uma forma linear e seqüencial (como é feito na leitura). Poucos dados por vez. Já o nível não consciente é como um processador em paralelo que processa milhões de informações ao mesmo tempo.


Só para exemplificar, procure pensar no seu almoço, no que planeja fazer na sua próxima viagem, no que precisa comprar no supermercado, no filme que deseja assistir e na matéria que precisa estudar... tudo ao mesmo tempo!
Simplesmente não dá.


O consciente só é capaz de prestar atenção em praticamente uma coisa por vez. Já o não consciente é milhões de vezes mais poderoso ao lidar com múltiplas informações ao mesmo tempo.


Perceba que não estou dizendo que um é melhor que o outro. Que o consciente não é necessário ou algo assim. Precisamos dos dois tipos de processamento para lidarmos com o mundo de forma eficaz. Ambos tem sua função, e são importantes no nosso aprendizado.


O não consciente tem registrado todas as nossas experiências de vida, aprendizados e emoções. O consciente nos permite julgar, organizar, planejar e explicar.

Imagine um iceberg. Cerca de 95% de sua massa de gelo está embaixo d’água. Esta parte é o nosso não consciente. A ponta, a parte visível, é o consciente. Ou seja a massa de gelo embaixo d’água (não consciente) dá sustentação para que a ponta do iceberg (consciente) possa aparecer.

Paul Scheele, o criador do Método de Fotoleitura (PhotoReading), trouxe esta forma de como processamos informação para a leitura. A fim de tornar o ato de ler mais produtivo e eficiente. Com maior retenção e aprendizado.

A fotoleitura é a estratégia não consciente do método.


É um ato bem simples que começa com um relaxamento e depois folhear o material escrito (livro, artigo, etc) de uma forma rápida e constante. Talvez uma folha por segundo. Nesta velocidade é impossível ler, mas o não consciente é estimulado e a informação escrita processada.

Perceba que nesta fase do método não há leitura, apenas estimulo inconsciente. A proposta é utilizar esta enorme capacidade que temos de processar informação para aumentar, no nível consciente, o aprendizado, entendimento e retenção dos materiais escritos.


Certo que a percepção de aprendizado no inconsciente também é diferente. O não consciente é subjetivo, assim não há entendimento perceptível nesta fase, apenas uma experiência de que algo aconteceu. Que é representada por emoções e sentimentos ou imagens e flashes. Mas não sabemos explicar o porquê.

Lembrando da metáfora do iceberg, descrita anteriormente. A fotoleitura estimula a “massa de gelo debaixo d’água” criando uma base de informação não consciente. Isto irá facilitar a sua intuição sobre as informações. De saber, sem saber por quê.


Recentemente recebi um relato de um aluno comentando seu resultado extraordinário com a fotoleitura. Ele foi encarregado de solucinar um problema de determinado equipamento que só atingia 50% de sua capacidade de processamento. E a empresa estava tendo prejuízo com esta máquina.

Ele juntou toda informação técnica que tinha sobre o equipamento (manuais, esquemas, gráficos) levou para casa e fotoleu tudo antes de dormir. Sonhou com a máquina. Ao acordar, estava tão cansado que parecia que tinha trabalhado a noite toda. Mas a solução estava em sua cabeça. Não sabia explicar por quê, mas sabia o que fazer.

Ao ir para o trabalho fez o que achava que deveria fazer. Em pouco tempo a máquina voltou a funcionar a 100% de sua capacidade!

Mágica? Não, apenas o não consciente demonstrando a sua capacidade.

Vale lembrar que este aluno é engenheiro com vasto conhecimento técnico. Porém, o nível consciente, em sua limitação, não estava trazendo a solução que tanto precisava. Ao estimular o inconsciente com a fotoleitura o cérebro pode fazer as conexões necessários, com o seu conhecimento prévio, e trazer a solução desejada.


Quem sabe você até pode achar que a fotoleitura é a solução para todos os seus problemas de estudos! Em parte isto é verdade.


O não consciente é subjetivo e se “comunica” com o consciente pela intuição. Ou seja, por aquela experiência de saber, mas não saber explicar. Só que não controlamos a intuição. Ela acontece. E tem momentos que “não acontece”.

É por isto que você não deve parar aí. É necessário usar também o consciente.

Assim, através das outras estratégias do método, como: definição do objetivo, concentração, visão geral do material e detalhamento. Volta-se para o material de interesse para se ter a compreensão consciente desejada.

Afinal como dizia Henri Poincaré, matemático francês do século 19:

“É pela intuição que descobrimos e pela lógica que provamos.”

Nenhum comentário: